ENOTURISMO NO URUGUAI – MICRO-TERROIR-ISTAS – BRACCOBOSCA

Durante os dias 13 a 16 de maio, este redator esteve no Uruguai para conhecer as vinícolas integrantes do grupo denominado “Micro-terroir-istas”. Conhecer este projeto é valorar o esforço de pequenos produtores e a busca da excelência em vinhos e qualidade de vida: “Nos unen las diferencias” é o seu slogan. A segunda vinícola a ser conhecida, no dia 14, foi a BraccoBosca, comandada pela dinâmica Fabiana Bracco, líder do grupo.

Os vinhos degustados - homogeneidade qualitativa com destaque para o incrível Cabernet Franc. Sinal que o Uruguai não é somente a "terra da tannat"

Os vinhos degustados – homogeneidade qualitativa com destaque para o incrível Cabernet Franc, sinal  que o Uruguai não é somente a “terra da tannat”

Bracco Bosca está estabelecida na Carretera Sosa Diaz km 43.500 – Piedra del Toro, Atlantida – Uruguai – email: sales@braccobosca.com – Tel: +598 (0) 95 225853. É uma vinícola verdadeiramente familiar fundada em  2005, localizada a 8 km de distância do litoral uruguaio e já é conhecida pelos seus já clássicos exemplares de Tannat. Elaborados minunciosamente pelas famílias Bracco e Bosca, os vinhos Ombú são cultivados em um microterroir, na região do Rio Del Plata. Ombú é homenagem à árvore nativa do Uruguai que também está presente na região da vinícola. Segundo uma história local, os antigos proprietários das terras da vinícola tinham o costume de guardar suas riquezas sob a árvore Ombú. Com o passar dos anos, a árvore acabou sendo atingida por um raio e perdeu suas folhas. Com o surgimento da vinícola, a árvore ganhou vida novamente, trazendo um significado para a BraccoBosca de que seus vinhedos são a sua maior riqueza, eis que estão localizados numa “cuenca ecologicamente protegida” segundo assinalou Fabiana. Os vinhos são produzidos pelo habilidoso Enólogo Marcelo Laitano, que também assessora as vinícolas Pizzorno e Casa Grande. A vinícola possui 4 + 7 hectares de vinhedos, tem foco na sustentabilidade e não usa pesticidas, portanto, tem cuidado especial com o meio ambiente. Fabiana Bracco é uma mulher dotada de grande iniciativa, fala diversos idiomas, conhece  o mercado internacional de vinhos como ninguém sendo o tipo de liderança que se impõe naturalmente em decorrência de suas atitudes. Enoturismo: a pequena BraccoBosca já nasce com a inequívoca vocação de crescer, eis que está sediada em local de fácil acesso e seus vinhos são bem conhecidos. Além disso, Fabiana pretende instalar uma pousada inicialmente de quatro habitações e recuperar um VW Kombi alemã ano 1962 que funcionará como uma espécie de “Wine Kombi”.  A seguir descrições e respectivas avaliações dos vinhos degustados:

Bracco

Ombú Sauvignon Blanc 2016 – Álcool: 13% – Região: Piedra del Toro/Atlántida/Canelones – De fato, os vinhedos localizados a apenas oito quilômetros do mar entregam muito frescor e intensidade ao aroma deste Sauvignon Blanc. Análise organoléptica: palha brilhante a denunciar sua juventude. Nariz fino com notas florais (flor de maracujá), frutadas (ligeiro cítrico) e vegetais (arruda). Boca elegante, acidez delicada, excelente tipicidade esbanjando frescor e mineralidade. Prazeroso, destaca-se por seu equilíbrio e, principalmente, vivacidade. Avaliação: 89-90/100 pts.

Continue lendo em Blog do Jeriel 

Comnetários

comments

Deixe uma resposta