VINHO REGIONAL ALENTEJANO 2005

Características Climáticas da região produtora (Alentejo): clima de características mediterrâneas com influência continental e atlântica. Distingue-se de todo o restante do Alentejo pela altitude (Serra de São Mamede), que proporciona noites muito frescas e dias mornos, uma pluviosidade mais equilibrada e uma luminosidade excepcional.

Características do Solo: solos predominantemente graníticos, com algumas manchas de xistos. Potencial médio em termos nutritivos e índices hídricos adequados.

Elaboração: a vinha é conduzida dentro de um sistema de proteção integrada e após uma forte redução da produção e uma colheita das melhores uvas brancas da quinta, manualmente, bloco por bloco e casta por casta em caixas de 20 kg. A fermentação decorreu em barricas novas de carvalho francês a 14°C, com posterior amadurecimento sobre as lias e periódicas “bâtonnages”.

Características Organolépticas: coloração palha clara, cristalina, com reflexos verdeais. O olfato está muito limpo e atraente, com fruta tropical e citrina agradavelmente envolvida nos fumados e nas especiarias da barrica. Ótima estrutura em boca, cremoso e sápido, instigante e persistente.

Degustação – 

Continue lendo em blog do Jeriel

Comnetários

comments

Deixe uma resposta