VOCÊ SABE O QUE É UM “VINHO MARÍTIMO”?

Muitas das características essenciais dos vinhos provém do tipo de solo e do clima. A combinação de ambos é o que normalmente denominamos terroir. Pablo Rodríguez Mezzetta para Bodegas del Uruguay apresenta quatro exemplares uruguaios com características marítimas para que possamos reconhecer a influência destes fatores.

2017-05-15 21.58.54

Por Pablo Rodríguez Mezzetta para Bodegas del Uruguay

Vamos começar pelo básico: o que são mesmo os “vinhos marítimos”?

Normalmente, são os vinhos de vinhedos que têm alguma proximidade com o mar, que tem influência diretamente sobre o clima. Enquanto que o verão nas regiões continentais (interior – exemplos do Uruguai: Durazno, Rivera, Salto) existem temperaturas que oscilam entre 35 ° a 40 ° C durante o dia,  em áreas costeiras estas temperaturas máximas podem ser  até 5 ° C mais baixas.

Além da baixa significativa trazida pela brisa do mar durante o dia, as noites são muito mais frias, pela mesma razão, fazendo com que a videira descanse prolongadamente durante a noite e que o amadurecimento das uvas seja muito mais lento do que em outras regiões, o que é benéfico para ensejar vinhos de boa concentração com um perfil de aromas diferentes e definidos.

Embora não seja um aspecto climático, deve acrescentar-se que a zona costeira de influência mais oceânica para a produção de vinho no Uruguai tem sido importante e solos com alto conteúdo de pedra, acrescentam assim uma nova característica de peso e diferencial para a zona, já que ajudam a evacuar rapidamente o excesso de água após chuvas que tão mal fazem ao fruto da videira durante o amadurecimento.

Para entender mais sobre isso, recomendamos alguns vinhos claramente representativos deste estilo cada vez mais procurado:

Continue lendo em Blog do Jeriel 

Comnetários

comments

Deixe uma resposta