Conheça os benefícios da pipoca para a saúde

Olá pessoal!!

Você pode não ter ouvido falar, mas a pipoca é um de grande aliado para a saúde. Não só porque é deliciosa, mas ela já foi recentemente apontada por ser realmente boa. Novos estudos sugerem que há tantos benefícios na pipoca que uma porção contém mais antioxidantes do que frutas e legumes, em geral.

Um novo estudo feito na Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, verificou que esse alimento contém vários nutrientes, tais como fibras e antioxidantes, contribuindo para a prevenção de doenças no intestino e até mesmo retardando o envelhecimento celular. Muitas pessoas pensam que a pipoca só traz malefícios para a saúde e é rica em calorias, sal e gorduras, mas se for ingerida com moderação e certos cuidados no preparo, ela pode ter efeito contrário e trazer múltiplos benefícios à saúde. Mesmo quando o grão de milho estoura no calor da panela, os seus nutrientes continuam preservados e agem no nosso organismo, no entanto vale lembrar que para a pipoca ter efeito digestivo é importante ser consumida acompanhada de algum líquido, preferindo a água e sucos, evitando refrigerantes que só fazem mal para o nosso organismo.

A pipoca, se preparada e consumida da forma correta, pode trazer vários benefícios para nossa saúde, pois possui nutrientes importantes para o organismo. O problema está nos acompanhamentos utilizados no preparo. “A margarina e a manteiga não são indicadas, pois saturam mais rápido que o óleo. E quanto mais saturada, pior para nossa saúde, pois provocam aumento do colesterol ruim, o LDL, e a redução do colesterol bom, HDL, além de aumentar a quantidade de calorias”, explica a nutricionista Paula Castilho.

O melhor modo de preparo é colocar em um recipiente o milho, um pouco de água e um pouco de sal. Leve ao fogo ou ao microondas para estoura-las de uma forma mais saudável. Se quiser, ao finalizar o preparo, coloque ervas secas ou frescas como orégano, tomilho ou alecrim, pois a utilização destes temperos diminui a quantidade de sal utilizada.

Os benefícios da pipoca para saúde são derivados principalmente de seu conteúdo impressionante de fibras, compostos polifenólicos, antioxidante, vitamina do complexo B, Manganês e teor de Magnésio. Vamos explorar como esses nutrientes importantes fazem da pipoca uma escolha saudável para os seus lanches! Então, confira os benefícios da pipoca para saúde.

beneficios da pipoca5 - pitacos e achados

» Digestão:  A pipoca é um grão inteiro natural, que contém todas as fibras do farelo, para não mencionar os minerais, vitaminas do complexo B e vitamina E que estão armazenados lá. Em termos de digestão, o alto teor de fibra mantém o seu corpo “regular”, o que significa que seus movimentos intestinais se movem suavemente e rapidamente através de seu aparelho digestivo, portanto tendo doenças como a constipação evitadas. A fibra estimula movimento peristáltico dos músculos intestinais suaves e induz a secreção dos sucos digestivos, ambos os quais ajudam a manter o seu sistema digestivo inteiro saudável.

» Redução do colesterol:

Continue lendo em Pitacos e Achados 

Comnetários

comments

Deixe uma resposta