Dicas para ter uma vida financeira saudável

Olá meus amores, tudo bom com vocês?!

Se tem uma coisa que nunca sai de moda é vida financeira né gente? Principalmente nesses tempos de crise, cuidar da vida financeira é fundamental. Eu sempre fui ligada a isso, apesar de detestar economia e outras coisas. Desde pequena meus pais me ensinaram a ter cautela com o dinheiro, a ser responsável com ele e eu resolvi trazer essas dicas para o blog, acho que elas podem ajudar muita gente. Apesar de ser consideravelmente consumista, eu nunca fiquei com a corda no pescoço ou com dívidas. Quer saber como? Não é mágica e muito menos porque meus pais me ajudaram, mas sim consciência! Hoje eu chamei a Márcia Tolotti, uma especialista em educação financeira, para me ajudar a passar diversas dicas que com certeza vão fazer você ter outra relação com seu dinheiro.

file0001132400544.jpg

Trate suas finanças de modo profissional

Segundo a especialista: “Para organizar o orçamento pessoal em 2017, a regra básica é ter disciplina. Anote todos os seus gastos diários, sem exceção. Utilize uma planilha mensal de controle para ajudar e construa um plano de independência financeira. O ideal é guardar 10% dos seus rendimentos todo mês. Agora não dá? Comece com menos, o mais importante é a regularidade das suas ações.”.Esse passo eu comecei aos poucos, durante todo o ano passado. Primeiro comecei a fazer um verdadeiro relatório de todas as minhas despesas e receitas, para isso usei um app que já falei AQUI, e foi ótimo para ver onde gasto mais e onde poderia diminuir. Nesse ano eu coloquei como meta guardar 50 reais por semana no mínimo, e até agora esta dando super certo!

Saiba qual é a sua relação com o dinheiro

Márcia diz: “O que o dinheiro representa para você? Status? Poder? Liberdade? Segurança? Ao seguir as dicas de organização financeira, compreendendo o seu perfil de consumidor, você estará imune ao endividamento.”. Isso é algo que é muito importante e que pouca gente realmente faz. Saber onde são seus maiores gastos e ver no papel a quantia gasta ajuda muito a mudar sua visão.

Saiba qual é seu padrão de comportamento

Continue lendo em Jess Trindade

Comnetários

comments

Deixe uma resposta