EM BUSCA DO PINOT NOIR PERFEITO

A Pinot Noir é uma variedade emblemática, que seduz não só aos consumidores mais exigentes, mas também enólogos de todo o mundo que, conhecendo-a, sabem-na extremamente difícil de trabalhar e tentam incansavelmente alcançar o Pinot Noir perfeito.

Por Pablo Rodríguez Mezzetta

Por que parece tão indescritível ? O que tem este vinho translúcido que tanto atrai?

A Pinot Noir é uma variedade de grãos pequenos, casca muito fina, cachos compactos e grande sensibilidade climática. Incomoda-se com as altas temperaturas e só atinge a sua melhor expressão nos anos que tem período dilatado de maturação, com uma menor quantidade de precipitações e temperaturas muito estáveis.

Embora a origem de seu prestígio é reconhecidamente na Borgonha, França, há agora vinhas muito famosas no mundo todo, que são muito procuradas pelos apreciadores e colecionadores.

O Oregon, mais precisamente Willamette Valley, Estados Unidos, é um dos rincões de importância para essa variedade. Tem um elevado número de produtores que desenvolveram um tipo de Pinot Noir rico, facilmente identificável para os conhecedores, com vinhos frescos, de baixo teor de álcool e de aromas também frescos e terrosos.

Continue lendo em Blog do Jeriel

Comnetários

comments

Deixe uma resposta