Inverno: dicas de saúde e bem estar

Olá pessoal!!

Com a chegada do inverno e, consequentemente, do frio, o corpo fica mais vulnerável a uma série de condições. São muito comuns casos de gripes e de resfriados no inverno, assim como de amidalites e de dores de ouvido, por exemplo. A baixa temperatura tende a nos deixar mais debilitados, por isso, é preciso atenção redobrada nesta época do ano.

Além das condições típicas do inverno, como as que citamos acima, algumas pessoas sofrem ainda com o agravamento de doenças crônicas ou não como a asma, a rinite, a pneumonia, a bronquite e a sinusite. A circulação do ar fica bastante dificultada nesta estação, o que favorece a proliferação de ácaros e de bactérias. Outro motivo do desencadear destas condições é o fato de que, no inverno, passamos a frequentar mais lugares fechados, com pouca ou nenhuma ventilação e com amontoados de pessoas, o que facilita bastante a transmissão.

Pitacos e Achados traz dicas de saúde e de bem estar para o inverno! Tudo para manter a energia em alta, vida saudável e força no sistema imunológico.

  • É essencial cuidar da roupa de cama, especialmente durante o inverno. Geralmente, os cobertores ficam guardados o ano inteiro, acumulando ácaros e outros microrganismos. Deixar a roupa de cama no sol antes de usá-la é muito importante, assim como passar sempre com um ferro depois de lavar. Troque a roupa de cama ao menos 1 vez por semana e não deixe de arrumar a cama ao levantar, de forma a dificultar a proliferação de ácaros.
  • Manter a casa arejada também é muito importante. A circulação adequada do ar dificulta a proliferação de ácaros e de bactérias. Portanto, adquira o hábito de manter as janelas abertas, mesmo que esteja frio.

Inverno dicas de saúde e bem estar3

  • A hidratação do corpo humano é essencial para o bom funcionamento do mesmo. Beber bastante água, seja durante o inverno ou durante o verão é, portanto, fundamental. Durante o inverno a pele tende a ficar ressecada, nestas horas, a ingestão de água pode ajudar bastante. Além disto, a água é importante para o controle da circulação sanguínea e para a respiração, assim como para os músculos e o bom funcionamento das células.
  • O soro fisiológico pode ser utilizado mais ou menos com a mesma finalidade. Isto porque, quando aplicado nas narinas ou na região dos olhos, por exemplo, ele hidrata e umidifica, evitando irritações e facilitando a respiração.

Continue lendo em Pitacos e Achados 

Comnetários

comments

Deixe uma resposta