Sabonete e shampoo do hotel? Doe! Conheça o Mini Gentilezas

Muitas vezes quando viajamos recebemos kits de higiene de hotéis com sabonete, shampoo, condicionador e outros itens. A verdade é que nem sempre usamos. Geralmente carregamos os nossos e nem sempre damos valor. Deixamos esses kits para lá. Só que hoje estamos aqui para contar que esse kit que você recebeu no voo, no hotel ou seja lá aonde na sua última andança pode ajudar alguém. Pegue, guarde e doe para o Mini Gentilezas.

Nós conhecemos o projeto e como tudo que é bom deve ser divulgado, nós entramos em contato com o Mini Gentilezas pedindo para eles nos  contarem um pouco sobre o projeto. Aceitaram o nosso convite. Segue para vocês um pouco desse projeto inspirador.
 Nas Andanças:  Qual o seu nome? Quanto tempo está no projeto?
Mini Gentilezas: Israel Mesquita. Estou no projeto desde o começo, ou seja, dia 12/05/16!

Nas Andanças: Como surgiu a ideia do Mini Gentilezas?
Mini Gentilezas: As ideia de recolher itens de higiene de hotéis e viagens já existia. Outras ONGs já faziam um trabalho similar.
Nas Andanças: Quando e onde começou?
Mini Gentilezas: Começou de outro projeto da ONG Argilando, chamado 365 Dias de Agir. Nele, existe um calendário onde as pessoas são convidadas a adotar um dia no ano pra fazer uma boa ação. Era meu dia de agir e pedi inspiração para a Karina Rocha (a outra coordenadora do projeto). Ela me deu a ideia de fazer uma arte pedindo os itens de higiene, colocando o telefone dela quem quisesse doar. A arte foi lançada no facebook e simplesmente viralizou. Uma semana depois, não tivemos escolha a não ser criar um projeto próprio. Lançamos a arte dia 05/04/16 e uma semana depois, criamos o nome e os perfis de facebook e instagram.
Nas Andanças: Como funciona?
Mini Gentilezas: Nosso sistema é relativamente simples.
A questão logística: Para entrarmos em qualquer cidade, precisamos de um ponto de coleta voluntário (pode ser um estabelecimento comercial ou uma residência, desde que possamos divulgar o endereço na internet) com horários disponíveis para receber as doações, uma instituição que já faça algum trabalho com pessoas em situação de rua (que recebem os itens de higiene) e um voluntário central, responsável pelo contato e conexão entre pontos de coleta e instituição. Todos assinam termos de responsabilidade conosco (nossa ONG cuida dessa parte jurídica).
A divulgação: Divulgamos o projeto diariamente nas redes sociais, através de diferentes artes. Mostramos resultados, endereços e respondemos todas as dúvidas das pessoas por mensagens privadas.
As doações: As pessoas podem entregar os itens de higiene (deixamos claro que só aceitamos itens de higiene por conta da logística de deixar em locais voluntários) nos pontos de coleta divulgados nas nossas redes sociais.

Comnetários

comments

Deixe uma resposta