O CLUBE DE LEITURA DE JANE AUSTEN – KAREN JOY FOWLER | EDITORA ROCCO | TEXTO POR GIH MEDEIROS

“Cada um possui uma Austen particular. A minha é a Austen que mostrava seu trabalho aos amigos e familiares e recebia com evidente prazer suas reações” – Karen Joy Fowler
Acho que pela quantidade de vezes em que falei de Jane Austen por aqui, vocês devem entender que eu concordo com a Karen. Essa paixão pela literatura Austeniana começou há alguns anos, apesar de ouvir falar da autora desde a época do colégio (isso foi há algum tempo kof kof), e só aumentou com cada nova leitura. Muita gente não entende os motivos, já que aparentemente são romances arcaicos sobre pessoas da classe média inglesa do século 18, que só pensavam em casamento e bailes (pelo amor de Deus, leiam antes de fazer tais julgamentos!!!).

Como já defendi aqui anteriormente, Jane Austen era uma observadora e falava sobre a sociedade em que vivia, sobre aquilo que tinha conhecimento de causa, sobre as pessoas que via no dia a dia. Sua escrita se manifestava de maneira irônica, crítica e muitas vezes tão sutil, que confunde um leitor mais desatento, que lê sem ter o mínimo de conhecimento do contexto histórico em que a escritora vivia. Mas, se você consegue enxergar essas nuances e se transportar para aquelas cenas, consegue entender porque ela ainda é tão querida e apreciada nos dias atuais. Tanto que não param de surgir adaptações livres ou obras inspiradas por ela, ano após ano, tornando-a uma das escritoras mais influentes de todos os tempos.
Uma dessas obras inspiradas por Jane foi escrita em 2004 por Karen Joy Fowler, autora americana de ficção científica, fantasia e ficção literária, e teve uma adaptação cinematográfica em 2007 com relativo sucesso, onde um grupo de 6 pessoas se reúnem e formam O Clube de Leitura de Jane Austen. Esse ano a Editora Rocco nos agraciou com a versão nacional e minha amiga linda Hida (do Blog da Hida), me deu de presente de Amigo Secreto <3. Quer presente melhor que esse pra uma janeíte de plantão? Acho que não!!! Se eu devorei esse livro assim que possível??? Absolutamente sim!!!

Comnetários

comments

Deixe uma resposta