#Quero | O livro do ano

Em 2011, quando cheguei em Pernambuco, percebi o quanto a vida das pessoas se organiza em torno do carnaval. De brincantes a cristãos fervorosos, tudo se divide em antes e depois dos festejos momescos e não tem como ser diferente, folia aqui é coisa séria. Passado esse período, as coisas começam a voltar ao normal é chegada a hora de colocar a a vida em ordem.

Ano passado comecei a usar uma espécie de Life Planner para me ajudar no planejamento da semana, dos freelas, das atividades do trabalho, médico, e vou contar para vocês, foi uma das coisas que mais me ajudou no ano passado. Existe uma série de papelarias que oferecem modelos lindos e práticos desse tipo de agenda, mas eu precisava compartilhar com vocês O livro do ano que é muito mais que um simples Planner é um livro de inspiração.
O projeto é assinado pela jornalista Lara Dias que realizou uma pesquisa sobre a trajetória de mulheres negras brasileiras e estrangeiras na intenção de se reconectar com sua consciência feminina. Ao longo do ano figuras como Nina Simone, Djamila Ribeiro e Elza Soares, são lembradas nos dias de seus aniversários. Ao todo são 50 personalidades pontuadas ao longo do livro.
Além das 50 aniversariantes Lara incluiu 12 aquarelas de mulheres negras, uma para cada mês. O projeto gráfico é todo minimalista, não por acaso. O branco representa o o espectro luminoso que é a junção de todas as cores, o lugar onde cada uma pode preencher com a própria história e aplicar cores de sua escolha. O preto é a ausência de luz, é o que pontua a história de mulheres inspiradoras, uma homenagem a elas, suas trajetórias e a construção de um novo significado sobre o nosso lugar no mundo.

“Mulheres podem ocupar o lugar que quiserem e é por isso que minhas escolhidas têm idades variadas e atuam em áreas diferentes. De ativistas, cantoras, escritoras, filósofas, cientistas a modelos, atrizes e até aquelas que não receberam o destaque que deveriam na nossa história.”

 

 

 

Comnetários

comments

Deixe uma resposta