Resenha: Estrelas Além do Tempo, Margot Lee Shetterly

Título: Estrelas Além do Tempo [Hidden Figures: The Untold Story of the African American Women Who Helped Win the Space Race]
Autor: Margot Lee Shetterly
Editora: Harper Collins Brasil [William Collins]
Páginas: 352 [384]
ISBN: 978-85-695-1473-2 [978-00-082-0132-6]
Lançamento: 2017 [2017]
Gênero: Biografias
Onde comprar: AmazonSaraivaLivraria Cultura
Links: Skoob [Skoob]
Avaliação: ★★★★

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, a incipiente indústria aeronáutica americana contratou matemáticas negras para suprir sua falta de mão de obra. Esses “computadores humanos” continuaram trabalhando para seu governo e passaram a fazer parte da NASA em uma época em que vingava a segregação racial. Elas garantiram que os Estados Unidos ganhassem a corrida especial contra a União Soviética e lutaram para realizar o sonho americano.

“Hidden Figures” foi o livro que inspirou o filme de mesmo nome, e que concorreu ao Oscar, inclusive na categoria de melhor adaptação, desse ano. Apesar de estar escrevendo essa resenha ao som da trilha sonora do filme, a análise do filme e da adaptação ficarão para um próximo post (em breve, prometo!😊)

“These women’s paths set the stage for mine; immersing in their stories
helped me understand my own”. [Margot Lee Shetterly, p.xv]

O título do livro na verdade é “Hidden Figures: The Untold Story of the African American Women Who Helped Win The Space Race”, mas na verdade é muito mais que isso. A autora, Margot Lee Shetterly, recebeu uma bolsa da Virgina Foundation of the Humanities para pesquisa a história das mulheres na computação. O livro é resultado dessa intensa pesquisa.

Depois de ler apenas romances e ficções por um bom tempo, mergulhar num livro de história e que fala de mulheres na ciência, foi delicioso.

A autora apresenta uma trajetória longa de mulheres que trabalharam na NACA (National Advisory Committee for Aeronautics) nos anos 1930 e 1940, durante o intenso período de pesquisa para o avanço da aeronáutica para a guerra até depois da missão Apollo que levou o homem à lua já pela NASA (National Aeronautics and Space Administration), que em 1958 foi criada numa fusão de laboratórios de pesquisa, que incluiu a NACA.

Continue lendo em Books & Impressions

Comnetários

comments

Deixe uma resposta