O Muro

Olá, tudo bem?

Na última quarta feira o presidente americano Donald Trump assinou uma ordem executiva para iniciar a construção de um muro na fronteira com o México. Essa é uma das principais e mais polêmicas promessas de campanha do republicano.

Além da polêmica com a própria construção, Trump ainda afirmou que são os americanos que pagarão inicialmente pela construção, mas que taxará pesadamente produtos mexicanos para que os vizinhos pagem pela conta.

A repercussão do caso foi enorme. A ponto do presidente mexicano Enrique Peña Nieto declarar em um vídeo no Twitter: “O México não acredita nos muros. Já disse várias vezes, o México não pagará nenhum muro”, além de desmarcar um encontro com Trump marcado para o próximo dia 31.

Vale lembrar que na fronteira entre os dois países, em quase um terço já existe algum tipo de impedimento: seja uma simples parede, sejam dois muros separados por um estrada vigiada por veículos militares. Trump pretende “fechar” os outros dois terços, aproximadamente 3 mil quilômetros .

Mas não há como ficar impassível diante de uma notícia dessas sem lembrar de outro muro que também gerou muita controvérsia: O Muro de Berlim.

Continue lendo em Loucuras de Julia

Comnetários

comments

Deixe uma resposta