Cachoeira da Velha e Prainha do Rio Novo

Olááá! Tudo bem? Estamos quase chegando ao final da nossa aventura no Jalapão. Hoje vamos visitar a Cachoeira da Velha e a Prainha do Rio Novo. Então, vamos lá?

A Cachoeira da Velha

Formada pelo Rio Novo, a Cachoeira da Velha é a maior do Jalapão. São 100 metros de largura e 15 metros de queda d’água. Esses números justificam a proibição do banho nessa cachoeira.
Cachoeira da Velha e Prainha do Rio Novo
Cachoeira da Velha vista do mirante
Ela possui o formato de ferradura e dizem que, ao olhar de cima, a Cachoeira da Velha possui o formato do mapa do Brasil.
Cachoeira da Velha e Prainha do Rio Novo
Eu gostei dessa árvore no meio da cachoeira
O acesso é feito através de passarelas a partir de onde os veículos são estacionados. Essas passarelas levam a um mirante onde é possível observar a cachoeira e a vegetação.

A origem do nome da cachoeira

A cachoeira possui esse nome devido a uma mulher que vivia na região. Segundo contam os locais, essa mulher amava demais a cachoeira. Quando ela morreu, o seu espírito permaneceu no lugar. Sendo assim, a cachoeira passou a ser conhecida como Cachoeira da Velha.

A Prainha do Rio Novo

É uma pequena praia, como o nome já diz. Ali o banho é permitido, uma vez que as águas do Rio Novo são mais tranquilas.
Prainha do Rio Novo está a um quilômetro da Cachoeira da Velha. Ela pode ser acessada por uma trilha que se inicia na proximidade da Cachoeira da Velha.
Cachoeira da Velha e Prainha do Rio Novo
Prainha do Rio Novo
Detalhe que, quando fomos, a trilha estava fechada. Sendo assim, fomos novamente por um pedaço da estrada até o acesso para a Prainha.

Comnetários

comments

Deixe uma resposta