São Paulo, Capital

A cidade de São Paulo é um lugar grande! Não só pelo tamanho, já que sua população hoje, chega aos mais de 12 milhões de habitantes, mas também por tudo que representa para o Brasil (a escolha da foto de capa não foi por acaso, afinal, uma das mais importantes Bolsas de Valores do mundo, fica em São Paulo!). Essa cidade plural também é grande por que acolhe a todos que chegam por lá, indistintamente.

Os Padres Manoel da Nóbrega e José de Anchieta nunca imaginariam que aquele povoado, criado em 1554 e chamado inicialmente de Piratininga, com terras a perder de vista, rios com abundância de peixes e que era o lar de portugueses, índios e jesuítas, se tornaria a maior cidade da América Latina. São Paulo, aliás, só receberia essa denominação 157 anos depois, por uma decisão do Rei de Portugal.

Meu fascínio por São Paulo vem de muito tempo. Sempre foi meu ponto de conexão em viagens e, a partir dos anos 2000 eu comecei a conhecê-la, experimentá-la mais, em função das viagens a trabalho que fazia.

A cidade da Bolsa de Valores, do Impostômetro e também do pessoal que joga xadrez na calçada, com um tabuleiro gigante! Foi a mesma que encantou tantos imigrantes vindos da Europa e da turma que criou a Semana de Arte Moderna. Todo esse pessoal junto, transformou a cidade no que ela é hoje. Com suas belezas e imperfeições, claro.

Como o contraste entre os monumentais Edifícios Martinelli e Altino Arantes, o Banespão, e o prédio invadido no centro da cidade, que mesmo carcomido traz poesia em seu concreto.

Continue lendo em Casa de Doda

Comnetários

comments

Deixe uma resposta